.

História do Município

Sandolândia no início, era urna fazenda de propriedade de um senhor conhecido por Ivo, que o progresso vinha beneficiar o lugar, doou 12 alqueires de terra para serena construídos pequenos ranchos.

Em 1963 nasce Sandolândia com a presença do Sr. Sandoval Lopes Nogueira, que aqui chegando, levantou um rancho de palha com as paredes de adobo. Através do Sr. Sandoval Lopes Nogueira chegaram ‘a Sandolândia outras famílias, como. Accioli da Silva Barros, José Domicio, Otacílio Gomes e outros.

No ano de 1965 foi criada a primeira escola, já no então povoado de Sandolândia. A escola foi construída pelo Sr. Sandoval Lopes Nogueira, com a ajuda de sua esposa Dona Odete Cardoso Nogueira, que se tomou a primeira professora do povoado. Através desta escola muitos outros benefícios vieram. O nome Sandolândia é uma homenagem ao Sr. Sandoval Lopes Nogueira, seu fundador. 

Em 1967 foi construída a Escola Municipal Olinda Milhomem, na administração do Prefeito Menandres Galvão Vargues, que na época era o prefeito de Araguaçu, cidade que Sandolândia era distrito. Em 1969 o povoado de Sandolândia já com um bom número de habitantes, elegeram o seu 1º vereador, para representar o povoado junto a Câmara Municipal de Araguaçu, o Sr. Joaquim Rodrigues de Morais. Em 1981 na administração do Prefeito Francisco Ribeiro Cabral, foi construído o primeiro posto de saúde de Sandolândia. No ano de 1984 foi fundada a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, na gestão do Governador do Estado do Goiás Ires Rezende Machado, e foi instalado a energia elétrica, através de um motor central. No mesmo ano na administração do Prefeito Raul Filho, foram construídos o posto telefônico e a praça central.

Em 1986, o então povoado de Sandolândia passa a ser distrito.

Em 1991 o então distrito de Sandolândia desmembrou-se da cidade de Araguaçu, e obtém sua emancipação política. Criada pela Lei n°251 de 20 de fevereiro de 1991, e ora ratificada pela Lei n° 498 de 21 de dezembro de 1992, sua emancipação política aconteceu em 01 de janeiro de 1993, quando houve o primeiro pleito eleitoral, sendo eleito o Sr. Raimundo Lustosa.


É um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude12º32'14" sul Sandolândia e a uma longitude 49º55'30" oeste, estando a uma altitude de 0 metros.